Central de vendas: Ligue
Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você

UMESP – Universidade Metodista de São Paulo


Sistema SophiA gerencia bibliotecas da Universidade Metodista de São Paulo

Cinco bibliotecas integradas, um volume médio de 17.000 empréstimos por mês, com integração a 37 polos de EAD e 40 outros espalhados pelo Brasil. Desde 2006 a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) utiliza o SophiA para o gerenciamento de suas demandas em biblioteca. São 42.000 usuários cadastrados no sistema, entre alunos, ex-alunos, funcionários e a comunidade externa.

O SophiA não foi o primeiro software utilizado pela instituição. Segundo Noeme Timbó, bibliotecária da Umesp, outros dois softwares haviam sido utilizados, mas não satisfaziam todas as necessidades. O SophiA foi então escolhido, principalmente levando-se em conta a possibilidade de integração com o sistema acadêmico.

O processo de mudança do sistema, conta a coordenadora de bibliotecas, Tânia Porto, foi minucioso e ocorreu sem problemas. “A equipe de migração na Prima analisou nossa base de dados e, antecipadamente, nos alertou de erros de catalogação que existiam na base. Corrigimos tudo antes de migrar e quando isto foi feito, não tivemos qualquer problema”, recorda a coordenadora.

Em 2008, após a comprovação dos bons resultados gerados pelo SophiA Biblioteca, a UMESP implantou o sistema nos 37 polos de Educação a Distância (EAD) espalhados por vários estados brasileiros. “Nos polos, os alunos podem consultar todo o acervo da instituição e solicitar empréstimos de outras unidades”, explica a bibliotecária Noeme Viana Timbó. “Com isto, não precisamos manter um grande volume de itens nos polos, já que a circulação é bastante simplificada”, conclui Noeme.

Após estes anos de utilização as expectativas da instituição foram atendidas. “O SophiA é um Software completo e complexo, acabamos nem usando todos as possibilidades e recursos que ele oferece. Os serviços prestados pela Prima em relação ao Suporte nos atendem muito bem”, enfatiza Noeme.

Biblioteca Digital

Atualmente a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) possui um acervo de 470.000 exemplares distribuídos nas bibliotecas Central, de Teologia, Planalto, Vergueiro e Ipiranga. Para modernizar os seus processos foi adotado o módulo Biblioteca Digital, que disponibiliza online os trabalhos acadêmicos da Universidade. “O SophiA nos ajuda na modernização da biblioteca, pois nos possibilita uma melhor comunicação com os alunos. A web contribui para disponibilização do nosso acervo, dando a possibilidade de apresentar a íntegra dos trabalhos acadêmicos”, afirma Noeme.

Depoimento

Utilizamos outro software por 10 anos, mas não estávamos satisfeitos; quando conhecemos o SophiA Biblioteca vimos que era tudo o que almejávamos. A integração da base de dados das várias unidades facilitou nossas rotinas, a catalogação no sistema também é u... Utilizamos outro software por 10 anos, mas não estávamos satisfeitos; quando conhecemos o SophiA Biblioteca vimos que era tudo o que almejávamos. A integração da base de dados das várias unidades facilitou nossas rotinas, a catalogação no sistema também é um diferencial, pois atende a vários padrões internacionais e, consequentemente, permitiu uma padronização no nosso acervo, os relatórios são completos e nos ajudam a ter uma visão gerencial das bibliotecas, a circulação é simples e, além de tudo, a prestação de serviços aos usuários melhorou muito. continuar lendo
noeme-umesp
Noeme Timbó
Bibliotecária da Universidade Metodista de São Paulo

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.