Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você

UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro


Sistema de Bibliotecas da UNIRIO continua atual e repleto de novidades


O case do mês é sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (UNIBIBLI), mas especificamente sobre a Biblioteca Central.

Oficialmente inaugurada em novembro de 1977, seu acervo inicial era de 500 volumes formado através de doações de pessoas físicas. Esse número foi ampliado quando a Biblioteca começou a solicitar aos consulados de diversos países, editoras nacionais e órgãos públicos doações de materiais. Como resultado destas doações além do aumento do acervo geral foi possível a criação da Biblioteca Infantojuvenil – BIJU.

Com o crescimento da universidade, o que tem sido uma constante, foi necessário ampliar toda a estrutura das Bibliotecas, e a Biblioteca Central passou a ser o órgão coordenador técnico e administrativo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (UNIBIBLI). Criado em 1986, o UNIBIBLI é composta pela Biblioteca Central, Conselho Biblioteconômico, e Bibliotecas Setoriais. Hoje, seu acervo possui uma média de 250 mil itens dentre livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações monografias, partituras, e outros materiais.

A Diretora da Biblioteca Central da UNIRIO, Márcia Valéria Brito Costa, conta que o empréstimo das coleções didáticas é exclusivo para comunidade acadêmica. As obras de literatura do acervo da Biblioteca Infantojuvenil estão disponíveis para a comunidade externa associada.

A Biblioteca Central e o SophiA

Há pouco mais de três meses, através do Terminal Web do sistema SophiA Biblioteca os usuários puderam ter acesso a todos os serviços oferecidos pelas Bibliotecas. De acordo com Márcia Valéria, o grande benefício do software foi tornar público o que antes, era feito com menos visibilidade.

“Quando colocamos o SophiA no ar, o nosso usuário pôde ter acesso a uma série de serviços que a biblioteca disponibiliza, com isso, tivemos um ganho significativo de frequência e empréstimos. Hoje são mais de 2.700 empréstimos por mês. Antes do SophiA emprestávamos em média 1.221 itens/mês”, explica a Diretora.

Outro ponto destacado por ela foi a tranquilidade na migração dos dados. “Acompanhamos de perto esse trabalho e ficamos muito satisfeitos com a forma em que foi implantado, apresentando o mínimo de problemas e tudo era rapidamente solucionado”, conclui.

Depoimento

Quando colocamos o SophiA no ar, o nosso usuário pôde ter acesso a uma série de serviços que a biblioteca disponibiliza, com isso, tivemos um ganho significativo de frequência e empréstimos. Hoje são mais de 2.700 empréstimos por mês. Antes do SophiA empres... Quando colocamos o SophiA no ar, o nosso usuário pôde ter acesso a uma série de serviços que a biblioteca disponibiliza, com isso, tivemos um ganho significativo de frequência e empréstimos. Hoje são mais de 2.700 empréstimos por mês. Antes do SophiA emprestávamos em média 1.221 itens/mês. Estamos muito satisfeitos com o software. continuar lendo
MÁRCIA VALÉRIA BRITO COSTA  Diretora da Biblioteca Central da UNIRIO
Márcia Valéria
Diretora da Biblioteca UNIRIO

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.