Central de vendas: Ligue
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: +55 (12) 2136-7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: +55 (12) 2136-7200 Ligamos para você

Este painel será apresentado no canal SophiA do YouTube, e fará parte da programação do TOI 2020, Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, organizado pelo Prof. Francisco Carlos Paletta, da ECA/USP, em parceria com o SophiA Biblioteca.

O painel reunirá quatro renomadas instituições brasileiras que desenvolveram protocolos relativos aos cuidados com os usuários, colaboradores e acervos e como está a aplicação destes protocolos.

Os painelistas falarão sobre como as decisões foram tomadas em relação a quarentena do acervo, ajustes no espaço físico das bibliotecas, proteção definida aos funcionários, as principais fontes de referência consultadas e qual a resposta da instituição e dos usuários. Também será abordado como as bibliotecas mantiveram suas atividades durante a pandemia e quais serviços foram desenvolvidos em decorrência desta situação ímpar.


Atenção: um certificado será emitido pelos organizadores do evento aos inscritos que estiverem assistindo à transmissão ao vivo. Um link para solicitar seu certificado será disponibilizado durante a live, então fique atento!

- - -

Data: 24/11/20, terça-feira

Horário: 10h00

Canal: do software SophiA, no Youtube





Mediador: Francisco Carlos Paletta

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes ECA I USP. Pós-Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Doutor em Ciência, Mestre em Engenharia de Produção, Mestre em Gestion de l’Information et de la Connaissance Université Paul-Valery Montpellier III - França. MBA em Altos Estudos de Estratégia e Geopolítica, MBA em Marketing, Bacharel em Engenharia Elétrica. Pós Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade do Porto – Portugal. Coordenador do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação, CNPq ECA USP. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, ECA USP. Vice-Chefe do Departamento de Informação e Cultura ECA USP. Docente no curso de Biblioteconomia e Docente/Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação PPGCI ECA USP; e Mestrado Profissional em Gestão da Informação da ECA USP.







Mediadora:
Liliana Giusti Serra

Doutoranda pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com recomendação para doutorado direto. Especialização em Gerência de Sistemas e graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca, SophiA Acervo e Philos, voltado para bibliotecas escolares. Autora da obra ‘Livro digital e bibliotecas’ publicado pela Fundação Getulio Vargas. Pesquisadora do tema livro digital, com diversas publicações, participação em palestras, seminários, congressos, cursos e consultoria.

Mediadores do Painel online





Paulo Eduardo de Almeida, da Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

É bacharel em Ciência da Informação e Biblioteconomia especialista em Gestão Cultural e Design Instrucional para EaD virtual.

Atua como como coordenador do Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológico do Inatel, nas áreas da Biblioteca, Centro de Memória, Programa Inatel Cultural (Teatro do campus) e diretor Administrativo da Rádio Educativa no Instituto Nacional de Telecomunicação Inatel integrando com a missão pedagógica e cultural desse Instituto para colaborar com a formação humanística dos acadêmicos e também da sociedade de Santa Rita do Sapucaí – MG e região. 






Márcia Valéria Brito Costa, da UNIRIO

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/IBICT (2001); especialista em Docência em Ensino Superior UNIRIO (1998) e Documentação e Informação CDC UFRJ/IBICT (1994). Atualmente é diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Conselheira representante da Região Sudeste gestão 2018-2020 da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – CBBU. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências da UNIRIO, vinculada ao grupo de pesquisa do Laboratório história do cuidado e imagem da Enfermagem - LACUIDEN. 

Painelistas convidados





Valéria dos Santos Gouveia Martins, da Unicamp 

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília (2016), Mestre em Engenharia Mecânica com foco na área da Qualidade Total e graduada em Biblioteconomia pela PUC de Campinas (1980). De 2004 a 2018 foi Coordenadora Associada do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e Diretora Técnica da Biblioteca Central Cesar Lattes. Docente na PUC de Campinas, desde 2014, em disciplinas como: Gestão da Informação, Planejamento e Elaboração de Bases de Dados, Administração Orçamentária em Unidades de Informação, Métodos Quantitativos Aplicados à Biblioteconomia, Informação Ciência e Tecnologia, Administração em Unidades de Informação. Tem experiência com ênfase nos temas: gestão de biblioteca universitária, planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação, estudos de indicadores em unidades de informação, gestão cultural e elaboração e implantação de projetos. Em 2018 foi nomeada Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Autora do livro Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa, em parceria com Gildenir Carolino Santos, publicado em 2019.







Elisa Raquel Sousa Oliveira, da BNB – Biblioteca Nacional de Brasília

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA em 2004, é especialista em Docência Superior pela Faculdade Atenas Maranhense (2007), especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Brasília (2012), especialista em Letramento Informacional pela Universidade Federal do Goiás (2017) e mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB.

Elisa atua na área da cultura, em Biblioteca Púbica, tendo como interesse as linhas de pesquisa sobre letramento informacional, comportamento informacional e psicologia cognitiva, além das áreas da gestão da informação.

Trabalhou como bibliotecária no Tribunal de Justiça do Maranhão (2002-2006). No Instituto Federal de Brasília - IFB, onde foi coordenadora geral do Sistema de Bibliotecas e coordenadora da Biblioteca do Campus Gama. Também participou de diversos conselhos, comitês e comissões no IFB, sendo presidente da Comissão de Bibliotecários do IFB, membro do Conselho de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - CEPPG, da Comissão de Ética, do Comitê Gestor do Projeto Pedagógico Institucional do IFB - PPI e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNE.

De 2011 a 2012 foi membro do corpo editorial e revisora da Revista Eixo, e participou da comissão organizadora do I Encontro de Representantes de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica- ERBI.

Atualmente está como Diretora da Biblioteca Nacional de Brasília.

Servidora da Secretaria de Estado de Economia Criativa do Distrito Federal e Economia Criativa.

Inscreva-se!





Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Feiras e Eventos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.